domingo, 28 de agosto de 2011

Contos de Fadas

 Hoje caminhava com minha amiga Raquel pela rua e conversávamos sobre os "contos de fadas", de como eles nos influenciam e como, de certa forma, esperamos que eles aconteçam na nossa vida: a chegada do príncipe encantado, a virada de borralheira em cinderela...Além disso, esses contos, veladamente trazem conceitos de como devemos nos comportar como "donzelas", "desprotegidas" e "dependentes" de um outro que nos salve de nossa solidão e desamparo.
A partir disso, vamos criando expectativas em cima do que deveríamos ser, como agir e como conquistar os outros, mesmo que deixemos de ser nós mesmos,aliás, a maioria de nós não sabem quem realmente é.
Estou falando isso não por que eu sei exatamente quem eu sou, mas estou em busca desse encontro, de tentar decifrar meus próprios desejos, além do desejo dos outros sobre quem eu deveria ser-e isso não é nada fácil.
Fácil é ser como "todo mundo" que parece feliz externamente e fingir que sou feliz também, pois na falta de ser de hoje, parecer é o que importa.
Fácil é repetirmos os modelos que conhecemos, é nos adequarmos às profissões que nos pagam melhor mesmo que isso nos despedace.
Fácil é eu me tornar àquilo que meus pais queriam ter sido e que supostamente fará de mim um ser bem sucedido, embora não seja isso que faça brotar o verdadeiro amor..
Fácil é  ter um monte de amigos virtuais e várias pessoas com quem sair e me divertir, mesmo que quando eu estiver comigo mesmo, triste e solitário eu não tenha com quem contar.
Fácil é me vestir bem, esbanjar sucesso aos olhos dos outros, mesmo que para isso eu fique devendo pra alguém, afinal de contas, com o tempo a pessoa esquece.
Fácil é ficar com várias pessoas e não se envolver com nenhuma porque assim eu não sofro o risco de sofrer e ser rejeitado.
Ao longo da história, vemos a sociedade inteira se caracterizando de acordo com ideais e posturas que nos são incutidas tacitamente, nossa família nos massacra com mandamentos que não são falados, mas evidenciados. A televisão, a moda, a internet, somos bombardeados pelo:compre isto e seja feliz!!!Seja assim e faça sucesso!!!
A vontade de potência de Nietzsche , desse modo,seria o único fim para que o homem moderno pudesse criar para além de si mesmo. Fica cada vez mais inalcançável realizar o verdadeiro ímpeto da vida: que segundo ele, seria de superar-se a si mesma; romper a camisa de força em que foi encerrada pela civilização ocidental, guiada por valores de autoconservação a qualquer custo
Nossa sociedade atravessa um momento de vazio, de falta de objetivos, falta de tesão na vida, o tesão só aparece no sexo fugaz e miserável, sem romantismo, sem envolvimento, sem sentido, como instinto, que nem bicho...não importa mais a idade, o que importa é a quantidade.
Melhor mesmo é não pensar, não ler, porque quanto mais conscientes ficamos do que acontece a nossa volta, mais vontade dá de se alienar e não refletir mesmo, porque dói enxergar a falta de sentido das coisas e da vida, a falta de valores e o mais importante:a falta de amor.
O niilismo é vago em si mesmo, pois vem de nihil, que significa nada. A palavra niilismo, que poderia ser traduzida como “nadismo”, é a palavra que define a contemporaneidade.
Associar qualquer noção ao niilismo não é exatamente um elogio, mas algo como colocar ao seu lado uma placa dizendo: aqui não há nada — principalmente nada do que se acredita haver.
niilismo existencial, ou seja, a postura segundo a qual a existência, em si mesma, não tem qualquer fundamento, valor, sentido ou finalidade.
 Todas as ações, todos os sentimentos, todos os fatos são vazios em si mesmos, desprovidos de qualquer significado. Nessa ótica, viver é algo tão sem sentido quanto morrer, e estamos aqui pelo mesmo motivo que as pedras: nenhum.
Acredito que este termos nilismo seja forte e negativo, no entanto é exatamente isso o que parece acontecer e se desenvolver.
 Bastará que consigamos entender nós próprios como um fato, e o niilismo se tornará praticamente uma obviedade. Só então perceberemos que o niilismo não é, como a princípio pode parecer, uma postura extremada, envolvendo algum tipo de revolta, mas apenas uma visão honesta e sensata da realidade — uma visão tornada possível em grande parte devido às descobertas científicas modernas.
No entanto, quantos de nós lêem sobre filosofia?teorias sociológicas?psicológicas?
Nietzsche , como Goethe, resgata a antiga concepção do mundo regido pelo embate entre duas divindades, a saber: o espírito apolíneo – referente ao deus Apolo da mitologia grega, deus da luz e da consciência plena, contrapondo-se ao espírito dionisíaco – que remeta à figura de Dionísio, deus do vinho, dos prazeres e da volúpia.
O mais fashion é ver novela, BBB, sair pra balada, beber, fazer sexo e não pensar!!!Se pensar,de preferência, não sentir!!!
Sentir virou um risco.
O que importa são os rótulos que criamos para nós e sermos reconhecidos por eles.
A moça que colocou silicone, a menina que veste Chanel, Prada, CK...o médico, o engenheiro, o advogado...a chapinha, as luzes no cabelo, o carro importado...
Devemos sim aproveitar as facilidades do mundo moderno, mas não sermos escravos disso e abdicarmos da nossa existência.
Existência no sentido grandioso de apropriar-se do nosso destino, do que se quer ser e do que se escolhe ser, independente dos apelos, desejos dos outros ou realizações fúteis e superficiais.
Este texto não é para ser uma crítica de revolta ao mundo, mas que seja um veículo para se pensar na diferença entre quem realmente somos, o que queremos ser e o que estamos nos tornando...
A qual Deus eu sigo:Apolíneo ou Dionísio?
Como diria Nietzsche: "O verdadeiro poder é ser quem realmente se é."

Um comentário:

  1. Devemos preencher esses vazios ou transformá-los em virtudes.
    O capitalismo, não é uma estrutura econômica, corrupta por si só, mas a forma que a sociedade a absorveu é conformista. É comodo sermos iguais à diversos, individualistas à coletivos, egoístas à solidários, agirmos sem pensar à refletir!!!
    Não nos esforçamos para fazer melhor!!! Diferente!!!
    É essencial que além da conscientização, venhamos refletir, agir e refletir novamente!
    Temos que tomar as coisas do mundo como parte de nossas vidas!!! Nos comprometermos com um mundo melhor em conjunto, discutirmos mais sobre as coisas da vida!!!

    ResponderExcluir

Comentem!!!